Apaguei acidentalmente fotos importantes da minha câmera Canon antes de fazer backup delas e estou tentando descobrir se a recuperação ainda é possível. As imagens são realmente importantes e preciso de ajuda com a melhor maneira de recuperar fotos apagadas da câmera Canon sem piorar a situação.
Fiz isso uma vez em um cartão Canon depois de apertar um botão errado, e o primeiro passo é simples. Pare de usar a câmera agora. Não tire mais nenhuma foto. Não grave vídeo. Retire o cartão SD. Se o cartão tiver uma trava, deslize-a para somente leitura.
O motivo é chato, mas importante. Na maioria das câmeras Canon, excluir e formatação rápida não apagam os dados da foto imediatamente. A câmera marca o espaço como livre. Seus arquivos geralmente ainda ficam no cartão até que novas fotos sejam gravadas por cima deles. A Canon não oferece uma pasta de lixeira na câmera, então, quando novos dados sobrescrevem os blocos antigos, acabou. Mantenha o cartão fora até a recuperação terminar.
Antes de instalar qualquer coisa, verifique as coisas fáceis.
Se você usou o image.canon no seu celular, olhe lá primeiro. Já vi gente esquecer que ele mantinha cópias na nuvem por até 30 dias. Se os arquivos foram removidos no seu computador após a importação, verifique a Lixeira no Windows ou o Lixo no macOS. Parece bobo, economiza tempo.
Se não existir backup, use um software de recuperação em um computador com leitor de cartão SD. Eu não conectaria a câmera por USB para isso. Em muitos casos, a câmera expõe o cartão por meio de um modo de transferência que os aplicativos de recuperação não analisam bem. Um leitor de cartão direto funciona melhor.
Das ferramentas que testei, Disk Drill me deu menos dor de cabeça com cartões de câmera. Ele lê formatos RAW da Canon, como CR2 e CR3, além de JPEG e vídeo, e a visualização me poupou de restaurar arquivos inúteis de que eu não precisava. No Windows, você também recebe uma pequena cota gratuita de recuperação, o que ajuda se quiser uma prova antes de pagar.
Se seu orçamento for zero, o PhotoRec é a velha resposta dos fóruns por um motivo. É gratuito, de código aberto e bom para extrair dados de imagem de cartões danificados ou formatados. O problema é a interface. Ele roda em uma janela de texto e despeja os arquivos recuperados em pastas em massa com nomes alterados, então organizar depois é uma bagunça. O Recuva é mais fácil de olhar no Windows, mas quando o testei em cartões carregados de RAW, ele deixou passar coisas que eu esperava que encontrasse.
As etapas de recuperação são basicamente as mesmas, não importa qual aplicativo você escolha.
- Instale o aplicativo de recuperação no seu computador, não no cartão SD.
- Insira o cartão SD com um leitor, selecione o cartão no aplicativo e execute uma varredura profunda. Cartões grandes levam tempo.
- Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade. Não os grave de volta no mesmo cartão SD.
Se a varredura mostrar pré-visualizações das suas fotos, isso é um bom sinal. Eu recuperaria primeiro os arquivos mais importantes e depois organizaria o restante.
Depois de recuperar suas fotos, faça backup delas em outro lugar antes de mexer no cartão novamente. Para futuras sessões, eu formataria o cartão na câmera depois de copiar tudo, em vez de excluir as imagens uma por uma. Meus cartões passaram a se comportar melhor depois que comecei a fazer isso. Espero que você tenha sorte, eu tive.
Sim, a recuperação ainda é possível se o cartão não tiver sido sobrescrito. Concordo com @mikeappsreviewer sobre a regra principal: pare de usar o cartão. Mas discordo um pouco em um ponto. Eu não gastaria muito tempo verificando a sincronização na nuvem primeiro se essas fotos forem urgentes. Cada minuto é melhor aproveitado criando uma imagem completa do cartão SD no seu computador para trabalhar a partir de uma cópia, e não do original. Isso lhe dá uma chance mais segura de recuperação.
Minha ordem seria:
- Remova o cartão SD.
- Coloque-o em um leitor de cartões.
- Crie primeiro uma imagem byte a byte do cartão.
- Analise a imagem, não o cartão, com um software de recuperação.
Por que criar a imagem primeiro? Se o cartão estiver falhando, análises repetidas pioram as coisas. Uma imagem do cartão mantém os dados brutos congelados. No Linux ou macOS, dd ou ddrescue funcionam. No Windows, USB Image Tool ou algo semelhante funciona bem. Parece coisa de nerd, mas evita que as pessoas piorem uma situação ruim.
Quanto ao software, Disk Drill é uma escolha sólida porque lida bem com CR2, CR3, JPEG e muitos formatos de vídeo da Canon, e as visualizações ajudam a evitar restaurar arquivos inúteis. Se o Disk Drill encontrar nomes de arquivos e estrutura de pastas, recupere isso primeiro. Se ele encontrar os arquivos apenas por assinatura, suas fotos ainda podem ser salvas, mas organizá-las depois será irritante.
Mais uma coisa que muita gente deixa passar. Se o cartão foi formatado na câmera, as chances de recuperação ainda costumam ser razoáveis após uma formatação rápida. Se você executou uma formatação de baixo nível, as chances caem bastante.
Se você quiser um passo a passo curto, isto ajuda:
como recuperar fotos apagadas de um cartão SD
Se nada aparecer no software, um laboratório profissional é o próximo passo. Pare por aí e não continue analisando novamente 10 vezes.
Sim, ainda é possível, mas eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @himmelsjager disseram: verifique se as fotos foram realmente excluídas do cartão ou apenas ocultadas por um app de catálogo/importação. Já vi usuários da Canon acharem que os arquivos tinham sumido quando o Lightroom, o EOS Utility ou até um leitor de cartão com defeito eram o verdadeiro problema. Coloque o cartão em outro leitor e veja as pastas DCIM antes de presumir um desastre total.
Além disso, se eram arquivos RAW+JPEG, às vezes os apps de recuperação mostram apenas um dos conjuntos no início, a menos que você filtre por tipo de arquivo. As pessoas deixam isso passar e acham que metade da sessão desapareceu.
Eu concordo em grande parte com criar uma imagem do cartão primeiro, mas se a pessoa não se sente à vontade para fazer isso, mexer com comandos dd pode virar um desastre por si só rs. Para a maioria dos usuários comuns, um app confiável como Disk Drill no computador é a opção mais prática. Ele costuma encontrar bem arquivos Canon CR2/CR3, JPEG e vídeos, e a visualização ajuda muito.
Mais uma coisa: se o cartão começar a pedir para ser formatado, pare. Não clique em sim. É aí que as pessoas transformam um dia ruim em algo pior.
Exemplo relacionado aqui, se você quiser um caso real: História de sucesso na recuperação de fotos da Canon após um problema com cartão de memória
Se o software de recuperação não encontrar nada, então eu interromperia as tentativas por conta própria porque continuar mexendo pode diminuir suas chances.