Software gratuito para recuperar HD?

Meu HD externo parou de funcionar do nada e não consigo acessar meus arquivos. Preciso de uma recomendação de software gratuito para recuperar os dados. Alguma sugestão?

Vamos lá, galera, se o seu HD externo parou do nada, isso pode ser desesperador. A boa notícia é que existem várias opções de softwares gratuitos pra tentar recuperar seus dados. Vou listar algumas que já me ajudaram e podem te ajudar também:

1. Recuva: Esse é um clássico! Super intuitivo e fácil de usar, especialmente pra quem não tá tão por dentro de tecnologia. Ele recupera tudo, desde arquivos deletados até dados de HDs que deram erro. Tem uma versão gratuita que já resolve bastante coisa.

2. TestDisk: Esse é mais técnico e não tem uma interface gráfica, então pode ser meio complicado se você não estiver acostumado com linha de comando. Mas é muito poderoso e pode ajudar a recuperar partições inteiras. Ótimo pra quem já tem um pouco mais de prática.

3. PhotoRec: Esse funciona junto com o TestDisk e é voltado pra recuperação de fotos, vídeos e outros tipos de arquivos. Mesmo que o nome seja “PhotoRec”, ele recupera praticamente qualquer tipo de arquivo. O ponto negativo é que ele não preserva os nomes dos arquivos.

4. Disk Drill: Esse aqui é um dos meus preferidos. Interface super amigável e simples de usar. Além disso, tem funcionalidades extras como proteção de dados e recuperação de partições. A versão gratuita te dá até 500MB pra recuperar, o que já ajuda muita gente. Vale a pena conferir: Download Disk Drill.

Aviso importante: antes de sair usando qualquer um desses programas, aconselho rodar o Check Disk (chkdsk) do próprio Windows, porque às vezes o problema pode ser só um erro no sistema de arquivos. Pra rodar o chkdsk, abra o Prompt de Comando como administrador e digite “chkdsk /f” seguido da letra da unidade do seu HD externo. Isso pode corrigir problemas simples.

Outra dica: faça um backup dos seus dados sempre que possível! Vai te poupar de muita dor de cabeça no futuro. É isso, espero que consiga recuperar seus arquivos!

Boa sorte aí!

Recuva e TestDisk são boas opções? Claro, se vc tá disposto a lidar com frustração e um software antiquado. Eu tentaria o Disk Drill, mas vamos ser realistas: só 500MB grátis? Sério? Quase uma piada. No entanto, a interface amigável é um alívio comparado ao TestDisk que parece coisa da idade da pedra.

Olha, o chkdsk pode ajudar sim, mas não vai resolver todos os problemas. Se o HD tá com problemas físicos, só um software não vai salvar. Invista numa cópia do Disk Drill se valoriza seus dados ou procure um serviço profissional, pq às vezes o barato sai caro. Backup constante? Sim, mas a gente nem sempre lembra, né?

Photorec é bom, mas perder os nomes dos arquivos? Péssimo. Quem quer lidar com isso depois? Meu conselho? Tenta a versão Trial pra entender os limites e vai se preparando pra abrir a carteira caso precise.

E tem mais: evite mexer muito no HD problemático, pode piorar a situação.

Boa sorte, mas esteja preparado pra possíveis decepções.

Eu vejo que já foi falado bastante coisa boa aí sobre alguns softwares, mas vou tentar complementar com outras opções e umas dicas pra tentar ajudar mais ainda.

Vou ser direto: se o seu HD externo parou de funcionar, o primeiro passo é tentar identificar se o problema é físico ou lógico. Se o HD não está fazendo nenhum barulho estranho (como cliques), pode ser algo que software resolve.

Primeiro, algumas opções que ainda não foram mencionadas:

1. EaseUS Data Recovery Wizard: Esse é bem eficiente e a versão gratuita recupera até 2GB de dados. A interface é super amigável e você não precisa ser nenhum expert para usar. Ele reconhece bastante tipo de arquivo e funciona em várias situações de perda de dados. Baixe EaseUS Data Recovery Wizard.

2. MiniTool Power Data Recovery: Outra boa alternativa. A versão gratuita recupera até 1GB. Ele tem uma interface bem amigável e suporta diferentes tipos de arquivo. Vale a pena tentar se os outros não resolverem.

3. Undelete 360: Apesar de não ser tão famoso, é bem útil pra recuperar arquivos deletados acidentalmente. A interface é bem simples e intuitiva, mas ele não é tão poderoso quanto os outros. Melhor como uma opção extra.

Agora, outras dicas práticas:

• Check Disk: Já falado, mas vou bater na tecla. Também pode usar o comando “chkdsk /r” para uma verificação mais completa, mas pode demorar.

• Troque o cabo USB: Às vezes o problema é mais simples do que parece. Um cabo defeituoso pode causar falhas de comunicação entre o HD e o computador.

• Tente em outro computador: Pode parecer óbvio, mas às vezes o problema pode ser com a porta USB ou algo no seu sistema.

Agora, um ponto de divergência do que já foi dito:

Sobre o TestDisk e PhotoRec, sim eles são muito bons, mas acho que não são tão práticos para quem não tem experiência com linha de comando. Mesmo assim, se você se aventurar, pode valer a pena, especialmente se você estiver completamente sem acesso aos dados.

E sobre o Disk Drill, concordo que os 500MB podem parecer pouco, especialmente se você tiver muitos dados a recuperar. Mas a interface amigável faz valer a tentativa, especialmente se você está lidando com esse tipo de problema pela primeira vez. Para mais informações, dê uma olhada no site oficial: Disk Drill.

Agora, um ponto de cuidado: se o HD estiver com problemas físicos, mexer muito pode piorar a situação. Nesse caso, às vezes o melhor é levar para um serviço profissional. Eles têm ferramentas e técnicas que podem recuperar dados mesmo de HDs com danos físicos, mas isso pode sair caro.

E uma dica final: faça backup regularmente. Sei que parece chato e todo mundo fala isso, mas depois que a gente perde dados importantes, a gente percebe o valor de ter backups. Use serviços de nuvem, HDs externos redundantes, qualquer coisa que funcione pra você, só não deixe pra depois.

Boa sorte aí! Se nada disso funcionar, procure ajuda profissional antes que a situação piore.